Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – UFC 2022

Postado em setembro 7, 2021 por


Residência UFC ARES 2022

O Edital da RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – UFC 2022 PSU-RESMULTI/CE – 2022 terá sua validade no período compreendido entre a data da sua publicação até 31/03/2022.

A finalidade da presente seleção é elaborar uma lista, em ordem decrescente de notas obtidas, para a matrícula de profissionais em uma das 11 (onze) profissões de saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), relacionadas aos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades de Residência Multiprofissional e Uniprofissional, período letivo 2022-2024.

A seleção regida por este Edital será realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE) e somente poderá se matricular na Residência os profissionais de saúde graduados e com situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe, sendo vedada a participação no programa de estudantes que concluirão o curso após a data indicada para matrícula.

O endereço eletrônico do Portal do PSU-RESMULTI/CE–2022, http://www.resmedceara.ufc.br, será o único local para todas as divulgações oficiais da seleção.

ISENÇÃO DA INSCRIÇÃO

O período para solicitar a isenção da inscrição será nos dias 10 a 13 de setembro de 2021. Fará jus à isenção de pagamento de inscrição o Participante economicamente hipossuficiente, inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e que seja, cumulativamente, membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº. 6.135 de 26 de junho de 2007.

O Participante deverá, obrigatoriamente, preencher o Formulário socioeconômico on-line para solicitação de isenção do pagamento da inscrição e fazer o upload dos documentos no sistema. O Participante que tiver a solicitação de isenção deferida, mas tenha efetuado, eventualmente, o pagamento da inscrição, será considerado não isento, sendo a isenção cancelada e não haverá devolução do valor recolhido.

O participante que solicitar a isenção da inscrição, tiver o pedido deferido e não comparecer para aplicação do exame, deverá justificar sua ausência até o resultado final do certame, sob pena de não mais serem deferidas as solicitações de isenções em futuros editais da Executora do certame.

DAS INSCRIÇÕES – RESIDÊNCIA UFC

Período de inscrição: De dia 22/09/2021 até as 18h do dia 07/10/2021
A inscrição consistirá na submissão do formulário de inscrição devidamente preenchido, exclusivamente, via internet, endereço eletrônico. O Participante poderá realizar até 03(três) inscrições que, obrigatoriamente, serão vinculadas a instituições diferentes (UFC, ESP e HGF), todavia, em caso de aprovação, será realizada a matrícula em 01 (um) único programa, conforme classificação.

O valor da inscrição para a primeira especialidade será de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), para concorrer a uma vaga. Caso o Participante opte por concorrer em outro(s) programa(s), será acrescido o valor adicional de R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais) por vaga.

O Participante deverá verificar a situação da sua inscrição no Portal de acompanhamento do PSURESMULTI/CE–2022. O Participante transgênero que desejar atendimento pelo Nome Social, em conformidade com o Decreto n.º 8.727, de 28 de abril de 2016, poderá solicitá-lo, em campo próprio, no ato da inscrição.

DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO – RESIDÊNCIA UFC

DATA DE REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA: 07/11/2021

O PSU-RESMULTI/CE – 2022 será realizado em 02 (duas) etapas e aplicadas da seguinte forma:
1ª Etapa – Exame Escrito (Objetivo) – 90% (noventa por cento) da nota final;
Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, é obrigatória, e consistirá na aplicação de exame escrito (objetivo), exclusivamente na Cidade de Fortaleza.
A prova será composta de 50 (cinquenta) questões, sendo 10 (dez) destas de Políticas Públicas de Saúde (Legislação e organização do Sistema Único de Saúde – SUS; Saúde Coletiva) e 40 (quarenta) de conhecimentos específicos.
O valor de cada questão do exame escrito (objetivo) será de 02 (dois) pontos, sendo as questões do tipo múltipla escolha (A,B,C e D).

Caso o Participante tenha realizado a inscrição em mais de um programa para o presente edital, o exame escrito (objetivo) será único, uma vez que a avaliação possuirá conteúdo comum.

O Participante deverá acessar o Portal de acompanhamento do PSU-RESMULTI/CE – 2022 no endereço eletrônico: http://www.resmedceara.ufc.br, pelo menos 03 (três) dias antes da data da realização do exame escrito (objetivo), para identificar o seu local do exame.

O exame escrito (objetivo) será aplicado somente na cidade de Fortaleza – CE, com duração de 04 (quatro) horas.

2ª Etapa – Análise Curricular – 10% da nota final. Dias 29/11 até às 16h do dia 03/12/2021.
Esta etapa é de caráter classificatório e obrigatório, devendo o Participante acessar o sistema, sob pena de eliminação, os Participantes classificados deverão enviar, exclusivamente, os documentos definidos no Anexo IV, por meio eletrônico. O Participante que não tiver todos ou quaisquer dos documentos para realizar o envio (upload) deverá indicar nos espaços adequados “nada a declarar”.

Os documentos só serão pontuados se sua apresentação (forma e conteúdo) estiver de acordo com o estabelecido no Anexo IV – Análise Curricular.

DA ATRIBUIÇÃO DA NOTA FINAL DE CADA ETAPA.

As notas são padronizadas, valendo 100 (cem) pontos cada exame, com variação de peso, conforme descrito abaixo:
I – Fórmula aplicada para a 1.ª Etapa: N1D = (N1E x9)
II – Fórmula aplicada para a 2.ª Etapa: N2D = (N2E x1)
III – Fórmula aplicada para a nota final: NF = (N1D) + (N2D) = 100%
Onde: N1E: nota da 1ª. Etapa; N2E: nota da 2.ª Etapa; N1D: nota definitiva da 1.ª Etapa, correspondente a 90% (noventa por cento) da nota final; N2D: nota definitiva da 2.ª Etapa, correspondente a 10% (dez por cento) da nota final; NF: nota final do Participante.

DOS RECURSOS – RESIDÊNCIA UFC

A partir da Publicação do Edital, os prazos de recursos estabelecidos no Anexo III – Calendário de atividades são improrrogáveis, salvo por caso fortuito e/ou força maior, a critério da Coordenação do PSURESMULTI/CE – 2022.

É de exclusiva responsabilidade do Participante o acompanhamento da publicação das decisões, objetos dos recursos, no endereço eletrônico: http://www.resmedceara.ufc.br, sob pena, se assim não fizer, de perda do prazo recursal (preclusão temporal).

Caberá interposição de recurso, devidamente fundamentado, à Executora do PSU- RESMULTI/CE – 2022, contra resultado de decisões, assim entendidos:
a) contra indeferimento do pedido de isenção;
b) contra indeferimento da inscrição, nas condições de pagamento não confirmado (dentro do prazo estipulado no Edital), do(s) programa(s) escolhido(s) pelo Participante no ato da inscrição e do atendimento especial;
c) contra questões do exame escrito (objetivo) e gabarito preliminar do exame escrito (objetivo) – 1ª. etapa;
e) contra resultado individual (número de acertos) do exame escrito (objetivo) – 1ª. etapa;
f) contra resultado individual da análise curricular – 2ª. etapa.

VAGAS

SUGESTÕES DE CONTEÚDOS PARA PROVA ESCRITA (OBJETIVA) – FISIOTERAPIA – RESIDÊNCIA UFC

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
História das Políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde. Determinação Social em Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Hospitalar. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Educação Popular em Saúde. Educação e Colaboração Interprofissional em Saúde. Vigilância em Saúde. Política Nacional de Humanização. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

CONTEÚDO ESPECÍFICO:
Métodos de avaliação clínica e funcional/ diagnóstico cinéticofuncional em neonatologia, pediatria e adulto: Avaliação fisioterapêutica geral e específica: Importância, controvérsias e perspectivas; Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF); Avaliação cardiorrespiratória; Avaliação neurológica; Avaliação musculoesquelética; Instrumentos /Protocolos de avaliação validados. Diagnóstico cinético-funcional nas diversas enfermidades: Evidências anátomo fisiológicas, epidemiológicas, cinéticas, sinérgicas e biomecânicas em neonatologia, pediatria e adulto. Recursos e técnicas fisioterapêuticas (mecanoterápicos e manuais): Recursos e técnicas empregados nas afecções respiratórias, cardiovasculares, traumato ortopédicas, neurológicas, hematológicas, geniturinárias e dermatológicas; Indicações, precauções e contraindicações; Agentes eletrotermofototerápicos; Cinesioterapia; Recursos manuais. Análise e interpretação de exames complementares na prática fisioterapêutica: Fundamentação para a prática fisioterapêutica; Métodos de diagnóstico por imagens; Exames laboratoriais; Exames importantes para prescrição do tratamento fisioterápico nas diversas enfermidades. Critérios de indicação/condutas e orientações fisioterapêuticas a curto, médio e longo prazo: Nas enfermarias clínico-cirúrgicas (Critérios de indicação e objetivos da assistência fisioterapêutica respiratória, neurológica, traumato ortopédica, uroginecológica e obstétrica; Assistência Fisioterapêutica no pré e pós- operatório; Assistência fisioterapêutica ao paciente submetido a transplante de órgãos; Assistência Fisioterapêutica nos distúrbios respiratório, cardiovascular, renal, hematológico, digestivo, endócrino, neurológico, geniturinário, mental e dermatológico; Papel do fisioterapeuta no controle de infecção hospitalar/biossegurança), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal,Pediátrico e Adulto (Objetivos da assistência fisioterapêutica na UTI; Assistência Fisioterapêutica na ventilação mecânica invasiva e não invasiva; Ventilação mecânica invasiva aplicada a situações clínicas especiais; Papel do Fisioterapeuta no desmame da ventilação mecânica; Monitorização invasiva e não invasiva na Unidade de Terapia Intensiva; Farmacologia aplicada à Fisioterapia; Oxigenoterapia; Inaloterapia; Interdisciplinaridade e Humanização na Unidade de Terapia Intensiva). Ética, deondotologia e prática fisioterapêutica baseada em evidência: Aspectos éticos e legais da Fisioterapia (Resoluções de 2009 do COFFITO, LEI N.° 6.316 – de 17 de dezembro de 1975, Decreto LEI N.°. 938 – de 13 de outubro de 1969, Código de Ética Profissional de Fisioterapia); Assistência Fisioterapêutica Baseada em Evidências; Prática Fisioterapêutica e de saúde baseada em evidências; Conceito, justificativa e fundamentação para a prática fisioterapêutica baseada em evidências; Benefícios, desvantagens e limitações da prática clínica fisioterapêutica baseada em evidências. Assistência fisioterapêutica na saúde coletiva e no gerenciamento dos serviços de saúde: Assistência Fisioterapêutica na promoção de saúde, prevenção e controle de enfermidades infectocontagiosas e crônico degenerativas nos diversos grupos populacionais; Assistência Fisioterapêutica preventiva, curativa e reabilitadora para crianças e adultos nas áreas de neurologia, ortopedia, enfermidades cardiorrespiratórias, circulatórias, ginecológicas e obstétricas; Ações Fisioterapêuticas no planejamento, capacitação e administração dos serviços de saúde.

Comentários